MENU

Acidente deixa dois feridos no centro de Venncio

Curso de Agroecologia ser oferecido na Uergs

Educao e Cultura Crédito: Veridiana Rhsler / RVA

Patrona da Feira do Livro Cntia Moscovich ressalta alegria em poder falar sobre literatura em Venncio Aires

A escritora e jornalista confirma presena na abertura do evento, em 30 de agosto

  • Patrona da Feira do Livro Cntia Moscovich ressalta alegria em poder falar sobre literatura em Venncio Aires
    Foto: Anderson Fetter/Agncia RBS

O maior evento literário de Venâncio Aires ocorre entre os dias 30 de agosto e dois de setembro. A 19ª edição da Feira Municipal do Livro, assim como no ano passado, será realizada no Parque do Chimarrão. A patrona é Cíntia Moscovich. A escritora e jornalista, também é mestre em Teoria Literária e ministra oficinas literárias em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Na Capital do Chimarrão, ela deve estar presente na abertura da Feira.

Em entrevista à reportagem da Rádio Venâncio Aires, ela ressaltou sentir muita alegria em receber o convite para vir ao município. “Eu tenho uma simpatia imensa por Venâncio Aires, é uma cidade muito querida. E um convite desses sempre é uma grande alegria para um escritor”, afirma Cíntia.

Ao ser questionada sobre como se caracteriza como escritora no meio literário, Cíntia disse que está sempre em busca de novos leitores. Na visão dela, “escritor só é escritor quando forma novos leitores”, não apenas de livros, mas também na televisão, no teatro, nas artes plásticas e até na música.

Em um momento em que muito se fala em redes sociais e estão abertas margens para que as pessoas se manifestem e demonstrem opiniões e críticas, Cíntia Moscovich também credita à literatura o poder de melhorar o mundo. Ela enfatiza a importância de se colocar no lugar do próximo: “a base da literatura, nada mais é, do que a extrema solidariedade de um ser humano com o outro. Se a gente não entender que a literatura nos coloca no lugar do outro, com todos os dramas e todas as alegrias, a gente não entende a literatura”.

Além do Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil, Cíntia participa de seminários sobre literatura em outros países. Na carreira, coleciona prêmios. Além de ter sido indicada ao Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, também recebeu quatro Prêmios Açorianos de Literatura, entre tantos outros nacionais e internacionais. Entre os reconhecimentos, destaque para a obra Essa coisa brilhante que é a chuva?, finalizada após a escritora vencer um câncer, diagnosticado em 2008. O livro ganhou o primeiro lugar no Prêmio Literário Portugal Telecom, em 2013, na categoria contos/crônica. Também em 2013, a obra foi a vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional.

Nas oficinas e participações em eventos literários, a escritora também busca levar uma palavra de esperança às pessoas, para que possam vencer obstáculos e, com coragem, acreditar na vida. Ela também já foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2016. 

A patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires, Cíntia Moscovich, vem à Capital do Chimarrão no primeiro dia do evento, em 30 de agosto. As atividades vão seguir até dois de setembro, no Parque do Chimarrão. Os preparativos estão bem adiantados e o município deve receber mais uma vez, uma grande Feira do Livro. A atividade é realizada pelo Sistema Fecomércio Sesc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Administração Municipal. A Rádio Venâncio Aires é parceira das ações.

Ouça áudio de entrevista realizada com Cíntia Moscovich pela repórter Veridiana Röhsler: 

Tags: