MENU

Copa Serrana registra 42 gols na 4 rodada

PIS comea a ser pago nesta tera-feira

Venncio Aires Crédito: Portal RVA

Estudante Daniela Schuck a ganhadora do concurso "Minhas histrias de escola"

Aluna da escola Odila Rosa Scherer venceu a promoo de volta s aulas da RVA

  • Estudante Daniela Schuck  a ganhadora do concurso "Minhas histrias de escola"
    Foto: Eduardo Wachholtz / RVA

A Rádio Venâncio Aires entregou na manhã desta segunda, 18, a premiação do concurso cultural de volta às aulas “Minhas histórias de escola. A vencedora foi a aluna Daniela Schuck, do 6º ano da Escola Odila Rosa Scherer, do bairro União.

A estudante ganhou uma mochila com materiais escolares, livros e um tablet. Já escola Odila receberá material esportivo.

Abaixo a história vencedora:

“ Eu me chamo Daniela Schuck, tenho 11 anos, e estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer. Este ano voi cursar o 6º ano.

Eu nunca participei de um concurso antes, mas decidi participar deste por três bons motivos:

* Primeiro: Eu gosto muito de ler e escrever , desde o 1º ano quando aprendi a escrever, sermpre faltavam linhas para as minhas histórias e eu precisava pedir mais uma folha para a professora.

 * Segundo: A premiação é um bom incentivo. A mochila e o material escolar eu iria doar para uma criança carente, porque a minha mãe já comprou todo o material escolar, inclusive uma mochila nova, porque a minha estava bem velhinha. Mas os livros e o tablet eu adoraria ganhar. Na verdade, o meu maior desejo é ter um tablet, por isso, resolvi participar desta promoção.

* Terceiro: A minha história de escola. O autismo é um assunto muito falado hoje em dia e por esse motivo, que eu considero o mais importante dos três, poder contar um pouco da minha convivência com uma colega autista. Bom, depois dessa introdução toda, vamos então a minha história de escola.

Desde o 3º ano, em 2016, nós temos uma colega autista na turma, a Lívia, ela é um pouco mais velha que a maioria dos colegas, mas muito calma e querida. Ela logo se deu bem com todos, apesar de preferir ficar mais tempo sozinha e não “tolerar” barulho.

Fizemos um bom 3º ano e no ano seguinte também. A turma foi mantida a mesma e cada vez mais conhecíamos a Lívia, o que ela gostava, o que ela não gostava.

Mas em 2018, durante o 5º ano, foi quando aconteceram os momentos mais marcantes desta convivência. Todos os anos acontece na nossa escola, a Mostra de Trabalhos, que é desenvolvida em sala de aula. Eu e mais algumas colegas resolvemos pesquisar sobre o TEA – Trantorno de Aspecto Autista.

Eu li e pesquisei bastante e aprendi coisas que eu nem imaginava. A mãe da Lívia veio conversar com a nossa turma e nós fomos conhecer algumas terapias que ela frequenta, como por exemplo, a equoterapia, foi uma experiência incrível.

Em julho, apresentamos o nosso trabalho para todos na escola e ganhamos o primeiro lugar, e representamos a nossa Odila, na Mostra de Trabalhos municipal, que aconteceu durante a Feira do Livro. Foi maravilhoso poder falar para tantas pessoas que por ali passaram e explicar um pouco mais sobre o que é autismo e como é possível conviver com um colega autista em uma escola regular.

Em outubro, participamos da VII Movaci, promovida pelo IFSUL, outra experiência maravilhosa. Foram três dias de muita troca de conhecimentos, aprendizado e crescimento.

Todos gostaram muito do nosso trabalho, inclusive os jurados e ganhamos o primeiro lugar no eixo CIENCIAS HUMANAS e SUAS TECNOLOGIAS.

Bom, esses foram alguns dos meus momentos marcantes ocorridos em 2018, durante o meu 5º ano na escola Odila Rosa Scherer. Poderia escrever bem mais, mas isso não é um livro, se bem que, eu acho que daria um livro, com muitos capítulos.”

O concurso cultural “Minhas histórias de escola” da RVA teve o patrocínio:

Loja O Amarelinho

Centro Educacional Educare

Nagel Transportes

Tânia Novidades

Pavi Confecções

Lulu Arteira

Papelaria A&B

SIR Tecnologia

Centro Universitário Uninter

 

 

 

Tags: