MENU

Justia probe comemoraes do golpe de 1964

Prefeitura recebe nova frota de veculos leves

Regio Crédito: Assessoria de Imprensa

Exposio de gado leiteiro ocorre neste fim de semana em Mato Leito

Participam cerca de 60 animais de propriedades de Mato Leito, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul e Venncio Aires

  • Exposio de gado leiteiro ocorre neste fim de semana em Mato Leito
    Foto: Divulgação

Quatro municípios da região estarão representados neste final de semana na 5ª Exposição Regional de Gado Leiteiro, na Assoessa, da Vila Sampaio. A Secretaria da Agricultura e Emater, promotores do evento, acreditam na participação de 60 animais selecionados em propriedades de Mato Leitão, Venâncio Aires, Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul.

O julgamento do gado em diversas categorias, no sábado à tarde e domingo pela manhã, será realizado por um profissional da empresa Alta Genética, especializada em inseminação artificial. A divulgação dos resultados e entrega da premiação está marcada para 14h com a presença do prefeito Carlos Alberto Bohn e demais autoridades. O evento, que integra a programação Mato Leitão 27 Anos contará também com a participação de 10 empresas ligadas ao setor.

Um dos objetivos da exposição é divulgar o potencial do setor leiteiro. Em Mato Leitão, a atividade é a segunda no ranking do setor primário envolvendo 70 agricultores e com uma produção de mais de 5,6 milhões de litros/ano. O técnico da Emater, Claudiomiro da Silva de Oliveira, cita que o momento atual é de estabilidade no setor, mas com queda na remuneração. “Isso se deve principalmente a elevação dos insumos. A mão de obra para tocar a atividade e sucessão familiar nas propriedades seguem sendo preocupações”, disse.

O Grupo do Leite se reúne mensalmente (2ª terça-feira) para encontros entre os produtores. Em atividade desde 2005, o grupo conta com 30 integrantes residente em diversas localidades.

Programação: 

- 30/03: entre 7h e 11h recepção dos animais

14h início julgamento por categoria

- 31/03: 9h às 12h julgamento por categoria

12h almoço (prelo acessível)

14h resultados e premiação

Tags: