MENU

Prefeitura recebe nova frota de veculos leves

Incndio registrado em Linha Tangerinas

Regio Crédito: Camila Sehn / RVA

Programa Segunda gua prepara incio de obras no Vale do Rio Pardo

Em Venncio Aires deve chegar no ms de junho

  • Programa Segunda gua prepara incio de obras no Vale do Rio Pardo
    Foto: Divulgação

Os últimos acertos para o início da construção de açudes do Programa Segunda Água em 11 municípios do Vale do Rio Pardo foram feitos na semana passada em Candelária. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em conjunto com a conveniada Emater e a empresa contratada, fecharam o cronograma de execução das obras, laudos, medições, pagamentos e acompanhamento do trabalho. Serão construídos 187 microaçudes, todos para irrigação, nos municípios de Boqueirão do Leão, Candelária, Ibarama, Passo do Sobrado, Passa Sete, Rio Pardo, Segredo, Sinimbu, Tunas, Vale do Sol e Venâncio Aires.

O investimento é de 438 mil reais. De acordo com o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, este programa iniciou no governo passado, com a finalidade do fortalecimento da agricultura familiar.

Após a construção dos microaçudes, cada família recebe um kit de irrigação por gotejamento e a Emater o instala nas propriedades, junto com as famílias. As obras mais adiantadas do Segunda Água se concentram na região Sul do Estado.

O Segunda Água é fruto de convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e o Ministério do Desenvolvimento Social com o objetivo de garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias.

No Rio Grande do Sul serão beneficiadas DUAS mil e 700 famílias com investimentos de mais de 26 milhões de reais.

De acordo com o Técnico Agrícola da Emater de Venâncio Aires, Rodrigo Antunes, o trabalho das máquinas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural chegarão ao Município no mês de junho, e serão 07 microaçudes, nas modalidades de piscicultura e irrigação.

Tags: